Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

LATEST NEWS
CONTACTS
FAMÍLIA

Relatos sobre a importância da relação família-escola

Relatos sobre a importância da relação família-escola

Priscila Bortoletti Nunes

No primeiro dia de aula, nós professores, chegamos na escola na expectativa de conhecer o grupo de alunos com que ficaremos durante o ano letivo. A primeira reunião com as famílias tem grande importância para dar início a relação de confiança e parceria para o desenvolvimento dos filhos, por ser o momento de conhecer a forma como o professor irá trabalhar em sala de aula e os combinados necessários para que a criança crie uma rotina de estudos em casa.

No ano de 2020, com a Pandemia, as relações entre professor e família se estreitaram ainda mais, por ambos terem que abrir as portas de suas casas para que convivessem diariamente um com o outro, de forma virtual, com um objetivo em comum: o desenvolvimento e aprendizagem das crianças surdas. Não teria como falar desse laço sem trazer alguns comentários das próprias famílias em relação ao trabalho realizado em conjunto com o professor:

“[…] Vocês profissionais que se doam de corpo e alma para que todos atinjam o seu melhor. Nesse período que trabalhamos mais juntos percebemos o cuidado, o carinho e a delicadeza que vocês têm com cada aluno. Vocês tratam cada um como único, com suas necessidades e peculiaridades. Para o Victor e para mim, como mãe, foi tudo muito perfeito, a ajuda, a disponibilidade de nos atender nas dúvidas e nos acompanhar a cada dia. Percebemos que vocês tem a missão de trazer esse conforto e força para cada um de nós, e vocês a cumprem com muita sabedoria. Para mim, como mãe, só tenho a agradecer, primeiro a Deus e depois a vocês que estão em nossas vidas para nos dar esse suporte e nos dar a certeza que tudo pode ser melhor a cada dia.” Rosana, mãe do aluno Victor do grupo Vida da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

“Você é uma professora incrível, a escola é incrível e tudo que vocês fizeram e nos proporcionaram foi incrível. A pandemia era uma coisa totalmente desconhecida e vocês foram lá e fizeram os seus melhores, aprenderam a editar vídeos, fizeram aulas que além de ensinar os alunos ensinaram aos pais, pelo menos eu aprendi muito. Sei que a Àgatha não aprendeu tanto comigo como teria aprendido contigo afinal eu estava aprendendo também, mas sinto uma evolução tão grande nela do início do ano para cá e isso me dá um orgulho imenso, apesar de ela estar sendo rebelde agora no finalzinho, já estar um pouco cansada, você está sempre aqui para nos apoiar e nos ajudar, além de professores vocês estão sendo amigos, psicólogos e tudo mais, deveria ser criado um prêmio para dedicar a vocês. Nossa parceria foi incrível e conseguimos adaptar um momento terrível para uma coisa divertida, então muito, muito obrigado.” – Luana, mãe da aluna Àgatha do grupo Vida da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

“Bom eu só tenho agradecer essa parceria que temos com a nossa professora Priscila  esse ano foi meio complicado pelo motivo que estamos passando, mas sempre que precisamos ela está ali pronta pra tirar nossas dúvidas e pronta para nos ajudar, só tenho agradecer por esse apoio que ela nos dá sempre… Para nós foi muito bom poder estar com ela esse ano nos passou segurança e estamos no caminho certo… Para nós entrar na escola não sabendo nada e hoje poder ver que tivemos uma evolução e muito bom e gratificante com o apoio das professoras maravilhosas e em especial a professora Priscila eu só tenho agradecer … Muito obrigado por tudo.”  – Karina, mãe do aluno Bernardo do Grupo Vida da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

A partir destes relatos é possível perceber que as famílias puderam compreender melhor a dinâmica de sala de aula, que os professores procuram expor na reunião inicial do ano letivo. Entenderam o olhar que é direcionado para cada aluno, com atividades individualizadas, respeitando seus ritmos e tempos de aprendizagem. A mesma segurança e confiança que as famílias transmitem para o professor, retorna para elas em forma de seguimento das propostas apresentadas, pois um trabalho em parceria possibilita que ambos se comuniquem com sinceridade e clareza para continuar buscando estratégias que promovam as aprendizagens. 

Esta pandemia proporcionou o que, nós professores, sempre buscamos, a parceria com as famílias, visando o desenvolvimento das crianças, pois  ninguém melhor do que os familiares para darem o retorno de como estão notando o processo de aprendizagem dos seus filhos. Como tiveram que acompanhá-los diariamente puderam compreender que os resultados muitas vezes não são imediatos, mas eles refletem mais adiante em outras propostas e, com isso, é visto a evolução de cada aluno. 

Por fim, deixo alguns recados de família para família em relação a importância da parceria com os professores de seus filhos:

“Eu diria que todas as pessoas na Terra tem problemas, dias estressantes e que a pandemia piorou tudo isso mas tendo esse vínculo com a escola, com o professor nós não precisamos passar por tudo sozinho, além de ter um momento especial com teu filho onde tu está aprendendo com ele e conhecendo coisas novas sobre ele, você tem uma pessoa ali pra segurar a tua mão, várias vezes eu me apavorei quando vi a quantidade de matéria, mas tu (professora) estava ali pra me tranquilizar, me ajudar e dizer que tudo ia dar certo, se não fosse esse vínculo que eu diria que passa a ser uma coisa além do profissional e sim uma coisa mais sentimental, se não tivéssemos essa amizade e confiança tudo seria muito mais sombrio e difícil.” – Luana, mãe da aluna Àgatha do grupo Vida da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

Eu diria que devemos confiar, acreditar que os professores são e serão sempre importantes, a base dos nossos filhos no aprendizado, que esse vínculo é necessário para ter uma boa evolução… Que devemos muito a vocês…

Temos que sempre acreditar que vocês estão ai na luta também por eles… Sou e sempre fui grata os professores sempre tive e levo isso comigo… Porque sei a luta de vocês … Para chegar aonde chegaram hoje… Então, devemos sempre ter gratidão por vocês… E é isso que queria que todas as famílias sentissem também…” Karina, mãe do aluno Bernardo do grupo Vida da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico.

Deixo meu agradecimento final as mães que me ajudaram na escrita deste texto, ao disponibilizarem um tempinho para escreverem estes comentários. Obrigada por me auxiliarem a mostrar o quão importante é ter uma relação de confiança e parceria com as famílias para proporcionar uma melhor aprendizagem das nossas crianças. Agradeço por acreditarem no trabalho de cada professor!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *