Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

LATEST NEWS
CONTACTS
FAMÍLIA

O fortalecimento da identidade surda na escola especial

O fortalecimento da identidade surda na escola especial

Priscila Bortoletti Nunes

Quando uma criança surda chega à escola de surdos, geralmente, não tem a língua de sinais adquirida, se comunica através de gestos. Porém, há um encanto pelas mãos se movendo, pelas mãos que se expressam e comunicam, trazendo informações que antes eram tão complicadas de compreender. Desta forma, rapidamente acontece a aquisição e fluência na língua usada na escola, ao qual se torna a sua língua de comunicação.

A convivência das crianças surdas na escola, com seus semelhantes, promove a imersão na cultura surda e, consequentemente, a construção de identidades surdas. As trocas com seus pares são muito importantes para seu desenvolvimento e autoafirmação do ser surdo. A escola é uma comunidade surda escolar, sendo muitas vezes a única comunidade surda de vivência dessas crianças e adolescentes, pois em suas casas as famílias, por serem ouvintes, usam a língua oral.

Outro fator relevante observado nas crianças surdas que estudam em escola de surdos é as referências que eles têm de adultos surdos ou ouvintes fluentes na língua de sinais. Estas referências demonstram para as crianças que ser surdo não as impede de sonhar e serem o que desejarem, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Na vida escolar dos surdos, pertencentes a um espaço em que a primeira língua é a Língua de Sinais, há o aprendizado desta língua para se expressar com seus pares; da Língua Portuguesa como língua adicional, na modalidade escrita, para comunicação com a sociedade ouvinte; afirmação de sua identidade e cultura surda além de ser um momento de convivência com quem compartilha de sentimentos parecidos e que se ajudam para superá-las.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *